quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Confissões e desabafos de Miguel Garcia

Confissões e desabafos de Miguel Garcia
"E a vida o que é? Diga lá, meu irmão!" (Gonzaguinha)
A vida é um problema esmag-a-dor para um animal 'desprovido' de instintos. E.Becker
Eu olhei e avistei tanta gente fugindo em busca de proteção contra o mundo... Fugiam como qualquer outro animal e eu também estava lá. Vi pessoas reduzindo o tamanho do mundo cultural ('ordem imaginada'I.H.) - desligando a entrada de experiências, criando um providente esquecimento ante aos terrores e suas próprias angústias, do contrário, ficariam incapacitadas para agir, vi porque também estava lá.
Vi pessoas reprimidas, auto-protegidas - auto-restringidas na cri-ati-vida-de, o que, em um sentido real, revelava-se como um sucedâneo natural para os instintos, de modo que, nosso maior e melhor ta-lento (meu e das pessoas que contemplava num sentimento), sempre foi a parcialização. O que é a vida senão buscar ajustar-se pelo viés da exata parcialização que "permita" a "atuação satisfatória" da pessoa?
Por outras palavras, como sustenta Ernest Becker, "os homens não são feitos para serem deuses, para assimilarem o mundo inteiro; eles são feitos como os outros animais, para tomarem o pedaço de terra que está diante de seus focinhos. Deuses podem pegar a criação inteira porquanto só eles podem entendê-la, sabem do que se trata e para que é. Mas logo que um homem levante o focinho do chão e comece a farejar problemas eternos como vida e morte, o significado de uma rosa ou de uma constelação - aí se atrapalha. A maioria dos homens se poupa dessa dificuldade fixando o pensamento em coisas corriqueiras de suas vidas, tal como a sociedade traça tais problemas para eles. Estes são os que Kierkegaard denominou homens "imediatos" e "filisteus. Eles "se tranquilizam com o trivial" - e por isso podem levar vidas normais".

E eu que passei a vida me imaginando inserido no projeto "judaico-cristão", mas, talvez a coisa não tem seguido por tal caminho, não... MG 

"E a vida o que é? Diga lá, meu irmão!" (Gonzaguinha)

Ai de mim! - Ave Marias! Vassum Crisso. MG

Nenhum comentário: