sexta-feira, 19 de março de 2010

Prece Girard-ente

Prece Girard-ente
Miguel Garcia


Oh! Mãe de infinita misericórdia:
Livra-nos da violência “sacra” - lâmina afiada e fria, conduzida por hábeis mãos sacerdotais que aguardam vítimas expiatórias, livra-nos.
Livra-nos de sermos a um só tempo apontados como santos e criminosos.
Livra-nos de operarmos na função instrumental de tubos condutores dos impulsos violentos acumulados no interior de um sistema decadente – de influirmos como ambarvais substitutivos.
Livra-nos de que por sobre nossa má sorte, verdugos ainda despejem o ódio e a agressividade que conservam, isentando e “purificando” de resistências seus ambientes, através de tais ações. Livra-nos de sermos confundidos com o meio ideal para apaziguar ou mesmo interditar o abuso da força intestina, o caos das pulsões latentes, como se fôssemos meras válvulas de evasão.
Oh! Mãe piedosa livra-nos do desejo mimético – ânsia de possuir o bem de outrem – disso que, ao que tudo indica, é inerente à natureza humana. Livra-nos da obsessão pela posse do ser e dos bens alheios, o que gera a rivalidade mimética. Livra-nos da ira dos detentores dos “benefícios” que outrora desejávamos.
Livra-nos de atiçarmos o apetite alheio com nossas ambições. Livra-nos da força que move o social e o pensamento - a inveja. Livra-nos.
Livra-nos do rosário interminável de represálias que sempre culminam no sacrifício de uma vítima expiatória (um crístico como nós), que “trará” de volta a paz aos ambi-entes.
Livra-nos da agressão generalizada que ameaça a liberdade possível.
Livra-nos, oh! Mãe bendita: pharmakós, párias que somos - cativos para oferendas em épocas de grandes crises e catástrofes, mesmo naturais, como se nossa morte pudesse eliminar o terror disperso pelo planeta voraz, tal como nos primórdios dos e-ventos fundantes.
Livra-nos de vigiarmos a memória de um acontecimento institui-dor, de sermos despejo de impulsos brut-ais.
Livra-nos do ímpeto caínico dissimulado na animalidade do bando - gestos sinuosos, bote traiçoeiro.
Livra-nos do preconceito, do racismo, discrimin-ação velada, exclusão, da perseguição implacável e ressurreição do velho mecanismo de oferendas que elege novas vítimas para expiar ódios que irrompem de irmãos. Livra-nos, oh! Mãe compassiva: Atente a prece Girard-endo em nós!


Ins-pirado no bicho Girardico (René Girard), como é dolorosa-mente natural.

Nenhum comentário: