terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Visita in-esperada!

Visita in-esperada!
 (Dedicado à um anjo amiga!)
 Miguel Garcia


Ela  evidentemente nega a angustia de seu aparecimento (o fato de ter nascido, de existir). Teme perder o apoio e surpreender-se solitária, indefesa e amedrontada. Seu caráter, ou, em outras palavras, seu estílo de vida, é sua maneira de utilizar a força de outros, o apoio das idéias e coisas de sua cultura, de exorcisar de sua consciência, o fato verdadeiro de sua impotência natural, o que aliás, está longe de ser privilégio apenas seu, visto que é parte da condição básica do animal humano. Ela teme sua impotência para escapar da morte (processos da finitude - sucção final - total submersão e negação), teme sua impotência para surpreender-se só e firmemente enraizada em suas próprias forças. Diante do terror do mundo, do milagre da criação, da esmagadora força da realidade, da-se conta de que não dispõe de um poder firme e ilimitato para seu sustento íntimo, e, daí, a emorragia interna incessante, daí seu desespero. O mundo dela é um mistério transcendente, mesmo as pessoas com quem se relaciona em uma dependencia natural e segura - seus milagres primários, quer viva dentro da aura poderosa dessas últimas, quer se rebele contra elas, não experimentará alento algum que seja duradouro e gerador de esperança, deve preparar seu coração: a angustia veio pra ficar!

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem que esse anjo poderia ser eu;como se parece comigo!tenho me indentificado com suas ideias...profundas...malucas...reais...
Será que todo ser humano é igual?
uma vez criado a imagem de Deus-pode ser-ou será mesmo que Darwin tinha razão?Chego a conclusão de que somos todos farinnha do mesmo saco!