sábado, 6 de dezembro de 2008

Des-confiança! Miguel Garcia

Seria verdade que expeculações teológicas como o Teísmo Aberto estariam aí para beneficiar pessoas - livrá-las do medo e da angustia, supostamente gerados por uma tola insistência em aprisionar o Mistério em conceitos fixos e acabados? Ou seria por mero expansionismo de mercado - por conta de que a turba matizada só enxerga o contraste? Ou ainda, fruto de uma pulsão incontrolável, por razões ligadas ao instinto caçador masculino – herança do patriarcado cego, bitolado e opressor, como parece sugerir Paulo Brabo no texto que agora compartilho e com o qual temo concordar:

“A teologia é um exercício intelectual, uma manobra de idéias, um jogo expansionista cujo objetivo é anular a posição do antagonista. A proposta da teologia não é apenas fixar, tabular e estabelecer limites para a imponderável verdade espiritual; seu objetivo declarado é vencer, derrubar, eliminar a oposição pela manobra rasteira do convencimento. Essa sua qualidade de “jogo de quem é mais forte” (ou, no caso, “quem está mais certo”) mantém-na, irremediavelmente, no terreno dos interesses masculinos.”
Paulo Brabo - http://www.baciadasalmas.com/rubricas/homens-e-mulheres/
Em última análise, a "aberta" expeculação teólogica estaria aí por conta da soma de todas as alternativas anteriores?

2 comentários:

Anônimo disse...

vc se solta no se blog né pai

Paulo Cruz (PC) disse...

Tenho a ligeira impressão, meu amigo, que as pessoas costumam confundir a Teologia - esse especular sobre Deus, essa busca por compreender o quase-incompreensível - com os teólogos.

Bem, como quase sempre, não concordo com o Brabo.

Mas quem está aí para o que eu penso?

Abraço!